SLIDER LATERAL

#CONSCIÊNCIANEGRA – QUEM É JEFERSON TENÓRIO

JEFERSON TENÓRIO
✴ 1977 – Rio de Janeiro/RJ

Nascido no Rio de Janeiro, Jeferson Tenório mudou-se para Porto Alegre no começo da adolescência. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Literaturas Luso-africanas e doutorando em Teoria da Literatura, atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre.

Publicou o primeiro livro, “O beijo na Parede”, em 2013, vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores. A narrativa percorre os cenários da carência material e afetiva que marcam o cotidiano dos desvalidos alojados na metrópole contemporânea. E já de início destaca a precariedade decorrente da pobreza e do abandono, com destaque para a fragilidade da vida perante o racismo cotidiano, tudo isto narrado em primeira pessoa por João – o protagonista de onze anos.

No segundo romance, “Estela sem Deus”, de 2018, também narrado em primeira pessoa e igualmente impactante, Jeferson Tenório retoma a problemática do amadurecimento precoce da infância e juventude negras, num contexto marcado pelo racismo e pela subalternidade econômica e social. Em 2020, vem a público “O avesso da pele”, publicado por uma grande editora e aclamado pela crítica como um dos maiores lançamentos do ano. A exemplo dos anteriores, o livro trata da violência naturalizada contra pessoas negras e pobres, mas sempre a partir de um ponto de vista interno, voltado para a expressar a voz das vítimas.

Por toda essa trajetória da sucesso, em 2020, Tenório foi o primeiro patrono negro da Feira do Livro de Porto Alegre/2020, um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. Atualmente, o professor e escritor divide seu tempo entre o ensino, a pesquisa e a literatura. Além dos romances, tem textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para inglês e espanhol.

📚 Principais Obras


✳ O Beijo na Parede (2013);
✳ Estela sem Deus (2018);
✳ O Avesso da Pele (2020).

🏆 Prêmios Literários


▶ Vencedor do 15⁰ concurso do prêmio “Poemas no ônibus” (2007);
▶ Vencedor do 3⁰ concurso do prêmio “Poemas no trem” (2007);
▶ Menção honrosa no 19⁰ Concurso de Contos Paulo Leminski da Universidade Estadual do Oeste do Paraná;
▶ Livro do Ano na 12ᵃ edição do Prêmio AGES por “O beijo na parede” (2014);
▶ Livro do Ano 17ᵃ edição do Prêmio AGES por “Estela sem Deus” (2019);
▶ Patrono da 66ª da Feira do Livro de Porto Alegre (2020);
▶ Prêmio Jabuti por “O avesso da pele” (2021).

🎥 Assista

👉🏿 TVE >> https://youtu.be/mnBpyXFTdBM
👉🏿 Martins Fontes >> https://youtu.be/fQofi_bvpwM
👉🏿 Fliaraxá >> https://youtu.be/5RIdPpOEE9c