SLIDER LATERAL

Conselho Estadual de Saúde do RS elege conselheiros pela primeira vez

Uma eleição histórica, cujo resultado irá permitir um maior controle social sobre as decisões que norteiam o setor de saúde pública no estado do Rio Grande do Sul. Em 30 anos de existência, o Conselho Estadual de Saúde do RS (CES-RS) realizou pela primeira vez uma eleição. O pleito aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/03), na Escola de Saúde Pública do RS, com a presença maciça de sindicalistas e militantes da luta pela Saúde Pública e pelo fortalecimento do SUS.

Diva da Costa, presidenta do Sindsepe-RS, ressalta que tornar o controle social protagonista na construção das políticas públicas na área da Saúde no RS é uma batalha antiga do Conselho Estadual de Saúde. “A eleição de movimentos sociais e populares, estudantis, de mulheres, comunidade LGBTQIA + é fundamental para concretizar esta tarefa tão importante”, pontua.

O Sindsepe-RS ficou em 4º lugar como suplente do subsegmento entidades sindicais, dentro do segmento usuários. CUT-RS, CTB e Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS) conquistaram as três cadeiras titulares. Ao todo, foram eleitas 44 entidades e movimentos sociais que expressam a pluralidade e diversidade do povo gaúcho.

As entidades e movimentos sociais eleitos têm 15 dias, a partir do dia 21 de março, para indicar seus representantes que serão nomeados Conselheiros Estaduais de Saúde.

Confira a lista completa dos eleitos.