SLIDER LATERAL

#CONSCIÊNCIANEGRA – QUEM É CONCEIÇÃO EVARISTO

CONCEIÇÃO EVARISTO

✴ 29/11/1946 – Belo Horizonte/MG

Segunda filha de um total de 9 irmãos, Maria da Conceição Evaristo de Brito teve uma infância e uma adolescência marcadas pela miséria, na extinta favela do Pindura Saia na região centro-sul de Belo Horizonte. Trabalhou como babá e faxineira enquanto cursava os estudos secundários. Queria ser professora, mas quando concluiu o curso normal, não conseguiu emprego em Belo Horizonte. Assim, Conceição mudou-se, em 1973, para o Rio de Janeiro, onde se graduou em Letras pela UFRJ e seguiu carreira no magistério, lecionando na rede pública fluminense até aposentar-se no ano de 2006. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso País, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. A sua obra mais famosa é o romance “Ponciá Vicêncio” (2003), que foi incluído nas listas de diversos vestibulares de universidades brasileiras e vem sendo objeto de artigos e dissertações acadêmicas, além de ter sido traduzido para o inglês. Em 2018, a escritora recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra.

No mesmo ano, Conceição Evaristo tentou ser a primeira mulher negra a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Mas, apesar do apoio popular, que gerou dois abaixo-assinados com milhares de assinaturas, os membros da ABL decidiram não eleger a escritora para ocupar a cadeira número 7, que tem como patrono o escritor abolicionista Castro Alves (1847–1871). Em setembro de 2023, recebeu o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano com a publicação “Canção para ninar menino grande”, se tornando a primeira mulher negra a levar a premiação.

De ganhadora de prêmios literários, a escritora mineira passou a dar nome a um deles: em julho de 2023, a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, lançou o “Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista”, uma iniciativa que visa incentivar a produção literária e valorizar a diversidade cultural do Brasil, especialmente a cultura negra.

Conceição Evaristo utiliza como matéria-prima literária a vivência das mulheres negras em um contexto social racista e excludente. Ao misturar realidade e ficção, ela produz textos que são retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também de recuperação da ancestralidade da negritude brasileira, propositalmente apagada pelos portugueses durante os séculos em que perdurou o tráfico escravista.

📚 Principais obras de Conceição Evaristo

✳ Ponciá Vicêncio, 2003 (romance);
✳ Becos da Memória, 2006 (romance);
✳ Poemas da recordação e outros movimentos, 2008 (poesia);
✳ Insubmissas lágrimas de mulheres, 2011 (contos);
✳ Olhos d’água,  2014 (contos);
✳ Histórias de leves enganos e parecenças, 2016 (contos e novela);
✳ Canção para ninar menino grande, 2018 (romance).

🏆 Prêmios Literários

▶ Prêmio Camélia da Liberdade (2007);
▶ Prêmio Ori (2007);
▶ Prêmio Jabuti (2015);
▶ Prêmio Cláudia – Cultura (2017);
▶ Prêmio Faz a Diferença – Prosa (2017);
▶ Prêmio Juca Pato Intelectual do Ano (2023).

🎥 Assista

👉🏿 Roda Viva >> https://www.youtube.com/watch?v=Wnu2mUpHwAw