Entidades de servidores articulam uma forma de tornar real o vale rancho

O vice-presidente do Sindsepe-RS, Rogério Viana, esteve na tarde desta quarta-feira (13/09) em reunião no gabinete da deputada Delegada Nadine (PSDB) para discutir, junto com outras entidades, uma forma de viabilizar o vale rancho no valor de R$ 734.

Viana, Thomas William (Astap) e Antônio Vieira (Movimento SOS Quadro Geral) foram recebidos pela assessora da deputada, Cristiane Viana e pelo assessor jurídico, Guilherme Bohrer. O presidente do Sindsepe-RS representou também a coordenadora do movimento “A voz dos Servidores nível médio e fundamental da Saúde”, Cristina Veríssimo.

A ideia de propor um PL autorizativo, que tem apenas efeito político, foi descartada pela assessoria de Nadine. Então surgiu a hipótese de se criar uma Frente Parlamentar para debater a questão da insegurança alimentar dos servidores públicos, tema de audiência pública no dia 11 de setembro.

Os representantes dos servidores deixaram claro que, embora estejam com salários defasados, a reivindicação agora tem um caráter emergencial e atenderia a parcela do funcionalismo que recebe menos de um salário mínimo de vencimento básico e está passando por uma situação grave de insegurança alimentar.

Eles pediram também que a deputada intermedie uma reunião com o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, o quanto antes, para tratar do assunto.

Os assessores da deputada se comprometeram a levar as propostas para debate com a parlamentar, mas deixaram claro que devido à tragedia climática que vive o estado, o retorno não deve ser muito rápido.

Texto e foto: Maricélia Pinheiro/Verdeperto Comunicação