CAMPANHA #MINISTRANEGRAJÁ
As mulheres negras têm desempenhado um papel fundamental nas lutas por justiça e igualdade ao longo da história do Brasil. A nomeação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal é um primeiro passo para o reconhecimento e valorização dessas contribuições fundamentais para a garantia de direitos de toda a população brasileira. Desde que o STF existe, há 132 anos, nunca houve uma mulher negra como Ministra da Suprema Corte.
O que não faltam são mulheres negras altamente capacitadas para ocupar esses espaços de poder e decisão. Além de conduta ilibada e notório saber jurídico, essas juristas negras têm construído saberes e visões sobre Justiça que transcendem a visão estreita do punitivismo e buscam aprofundar o debate sobre reparação, restauração, conciliação e promoção de uma sociedade mais pacífica e inclusiva.
A campanha #MinistraNegraJá tem o intuito de visibilizar os feitos de um grupo de juristas negras que têm notório compromisso com a defesa dos Direitos Humanos e com a transformação do nosso sistema de justiça. Através de estudos, produção e divulgação de dados, ações de mobilização e reflexão, queremos chamar a atenção de toda a sociedade para a urgência de ter mais mulheres negras na corte constitucional.
Fonte: Mulheres Negras Decidem