SLIDER LATERAL

Frente dos Servidores Públicos protocola emenda que prevê recomposição salarial em 2024

Representantes da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), da qual o Sindsepe-RS faz parte, protocolaram nesta terça-feira (10/10) uma proposta de emenda ao texto do Projeto de Lei Orçamentária 2024. O documento prevê reposição de pelo menos 20,05% para ativos, inativos e pensionistas, para recompor as perdas salariais das categorias, que já chegam a quase 60%. Dirigentes dos sindicatos e associações que integram a FSP estiveram na Assembleia Legislativa para acompanhar o protocolo da emenda.

“Depois de quase uma década com os seus salários congelados, com esparsos e insuficientes reajustes, é imperioso que os servidores tenham suas remunerações minimamente reajustadas de modo a recuperar parte das perdas inflacionárias, sobretudo em momento que as receitas estaduais demonstram recuperação em face de uma retomada do cenário macroeconômico do País”, argumentam os sindicatos na justificativa da emenda.

A emenda foi assinada pelo presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci e pelo presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor. As duas centrais sindicais representam a maioria do funcionalismo público estadual.

Enviado pelo governo Eduardo Leite (PSDB) à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Orçamentária 2024 não prevê reajuste para o funcionalismo no próximo ano. Para recuperar as perdas inflacionárias desde o último reajuste, concedido em 2014, seria necessária a reposição de 60,45%, já descontada a revisão geral anual de 6% concedida em 2022.

Com informações do Sintergs

Foto: Caco Argemi/CPERS