Servidores(as) do Estado fazem paralisação por salário digno e valorização das carreiras em Porto Alegre

Nesta terça-feira, 31 de outubro, o Sindsepe-RS completou 35 anos de história. Infelizmente nesta data marcante para o Sindicato, servidores e servidoras públicos(as) do Rio Grande do Sul não têm muito a comemorar. Em vez de bolo e balão, a celebração do aniversário foi na rua, com apito, bandeiras e faixas, em mais um ato contra os baixos salários e a situação de miséria em que se encontra uma parcela significativa de servidores(as), que recebe menos que um salário mínimo como vencimento básico.

Reunidos em frente ao Hemocentro do Estado e ao Sanatório Partenon, em Porto Alegre, dezenas de trabalhadores(as) protestaram contra o governo de Eduardo Leite. Sem reajuste há 9 anos, a categoria reivindica salários dignos, reposição salarial e valorização das carreiras no serviço público. “O Sindsepe-RS tem como luta histórica a defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público no Estado, em especial dos(as) servidores(as) que recebem os salários mais baixos. Nossa luta é para acabar com a injustiça que é o vencimento básico ficar abaixo do mínimo e o abismo salarial de quem ganha mais e quem ganha menos”, afirmou a presidenta do Sindicato, Diva da Costa.

Durante o ato, os(as) servidores(as) ingressavam na Avenida Bento Gonçalves a cada vez que o sinal ficava vermelho para os carros. Exibindo faixas, bandeiras do Sindsepe-RS e com palavras de ordem, os trabalhadores denunciavam para a população a situação de miséria dos(as) servidores(as). “Nesta instituição estadual servidores(as) recebem salário básico abaixo do salário mínimo e estão submetidos a uma situação de miséria”, dizia em uma das faixas.

A manifestação desta terça-feira (31/10) foi a primeira das ações previstas para o último dia útil de cada mês. A paralisação das atividades por uma hora foi aprovada na Assembleia do Sindsepe-RS, realizada no último dia 19/10. “No fim do mês de novembro, estaremos em frente ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, para novo ato. É fundamental que tenhamos o maior número de servidores e servidoras engajados nesta luta”, convoca Rogério Viana, vice-presidente do Sindsepe-RS.