SLIDER LATERAL

NOTA DE REPÚDIO

CONTRA O DISCURSO SEXISTA E ESTEREOTIPADO DA ATRIZ DANIELA ESCOBAR, DURANTE ENTREVISTA, QUE DESRESPEITA A CATEGORIA DAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Nós, do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS), vimos através desta nota expressar nosso veemente repúdio ao discurso sexista e estereotipado proferido pela atriz Daniela Escobar, durante entrevista no podcast “Papagaio Falante”, nesta quarta-feira (26/07).

O discurso de Daniela Escobar não apenas insultou essas profissionais, mas também reforçou estereótipos de gênero que há muito tempo lutamos para superar. É essencial que figuras públicas sejam responsáveis por suas palavras e entendam o impacto significativo que elas têm na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Aos entrevistadores Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, a referida atriz disse que as enfermeiras se arrumam para “pegar médicos”, um comentário altamente ofensivo e prejudicial, na medida que generaliza e discrimina as profissionais de enfermagem.

Ao estereotipar essa valiosa categoria de profissionais, Daniela Escobar perpetuou concepções ultrapassadas e preconceituosas, desvalorizando a importância e o papel fundamental que as enfermeiras desempenham na sociedade.

As profissionais de enfermagem são pilares essenciais no sistema de saúde, dedicando-se diariamente ao cuidado e bem-estar dos pacientes, muitas vezes sob condições adversas e exaustivas. Seu comprometimento, compaixão e conhecimento técnico são inestimáveis, além de estarem sempre na linha de frente quando se trata de promover a saúde e dar assistência aos enfermos.

Neste contexto, exigimos que Daniela Escobar retrate-se publicamente de suas declarações, reconhecendo o erro cometido e se comprometendo a contribuir para a promoção do respeito e valorização das profissionais de enfermagem.
Além disso, instamos os organizadores do evento “Papagaio Falante” a se manifestarem a respeito do ocorrido e adotarem medidas para garantir que situações semelhantes não se repitam no futuro.

Como SINDSEPE-RS, estamos solidários com todas as enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, cujo trabalho é de inestimável importância para a sociedade. Reiteramos nosso compromisso em lutar contra qualquer forma de discriminação, sexismo e estereótipo, e em promover um ambiente inclusivo, respeitoso e justo para todos os profissionais de saúde.

Através deste manifesto, almejamos enviar uma mensagem clara de que atitudes preconceituosas e desrespeitosas não serão toleradas e que continuaremos a defender a dignidade e o valor de todas as profissões, especialmente aquelas que são fundamentais para o cuidado e bem-estar de todos nós.

Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS)