Sindsepe-RS reúne-se com governo e cobra valorização salarial dos servidores da saúde

Na tarde desta quarta-feira (01/11), dirigentes do Sindsepe-RS participaram de reunião com a equipe da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Na oportunidade, a presidenta do Sindicato, Diva da Costa, entregou um ofício para a representação do governo, pedindo a reestruturação da lei do quadro dos(as) servidores(as) da Saúde. O documento fala sobre a urgência da sua modernização e necessária valorização salarial dos(as) servidores e servidoras públicas ativos(as), inativos(as) e Extranumerário(as).

Presidenta do Sindsepe-RS fala sobre a reunião e os próximos passos da luta dos(as) servidores(as).

Assista ao vídeo:

Facebook e Instagram

“Fizemos uma análise de como esse quadro é tratado em outros estados. Temos que se espelhar em outros quadros do nosso estado que tem uma realidade melhor que a área da saúde, como os Analistas de Planejamento, Orçamento e Gestão (Apog) e os(as) servidores(as) da Segurança Pública, por exemplo, que recebem de forma diferenciada e tem grandes vantagens. O objetivo é criar uma proposta que atenda os anseios que a base tem, porque o quadro da saúde é muito sofrido, principalmente o pessoal do nível médio, médio técnico e fundamental. Temos servidores(as) técnicos(as) em enfermagem que entram no Estado ganhando menos de R$ 900, as pessoas precisam ganhar completivo para poder chegar ao mínimo regional. É urgente rever essa situação”, afirma Diva.

A dirigente do Sindsepe-RS enfatizou ainda que o governo precisa rever o conceito de dedicação exclusiva. Ela defende que o valor que os(as) servidores(as) ganham por esse adicional precisa ser incorporado ao vencimento básico para que a remuneração seja minimamente valorizada. O documento apresentado pelo Sindicato cobra também a necessidade de um plano de carreira para os(as) servidores(as) do quadro da Saúde no Estado, que contemple ascensão funcional e valorização acadêmica. “Temos que repensar, de todas as formas, como valorizar o(a) servidor(a). Não lincar o seu trabalho a um aumento de carga horária. Precisamos lutar ainda pra que a gente não perca o direito à carga horária de 30 horas na Saúde”, disse Diva da Costa.

O que diz o governo?

A assessora especial do gabinete da SPGG, Iracema Castelo Branco, que recebeu o documento do Sindsepe-RS, sinalizou que o governo gaúcho está realizando um estudo técnico para identificar a realidade das diferentes carreiras do serviço público do Estado. Segundo ela, o levantamento deve ser concluído até fevereiro de 2024. Somente depois disso, o governo deve apresentar alguma proposta que atenda os(as) servidores(as).

Próximos passos

O Sindsepe-RS saiu da reunião com o compromisso de apresentar ao governo uma minuta de projeto que contemple os servidores da Saúde. O Sindicato deve convocar uma assembleia para que a base aprove a proposta de minuta com a reestruturação do quadro que será apresentada ao Governo. No final da reunião, o vice-presidente Rogério Viana solicitou uma nova audiência com o governo para tratar da reestruturação da carreira dos demais quadros de servidores(as), aos quais o Sindicato representa.

Participaram da reunião representando o Sindsepe-RS: Diva da Costa (presidenta) e Rogério Viana (vice-presidente), além dos servidores Ozair Alves de Andrade, Antônio Oliveira e Cristina Veríssimo. Representando a SPGG estiveram presentes Iracema Castelo Branco (Assessora da Secretária) e Cláudia Amoedo Saldivia (Chefe da Divisão Central).

Texto e fotos: Araldo Neto/Verdeperto Comunicação