Trabalhadores da Saúde denunciam salário de miséria e fome em audiência na Assembleia Legislativa

Mais de 120 pessoas compareceram a audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do RS nesta quinta-feira, 03/08, para denunciar a situação salarial dos(as) servidores(as) de níveis fundamental e médio da Secretária da Saúde do RS. O encontro foi requerido pelo deputado Matheus Gomes (PSol-RS), a pedido do movimento “A Voz dos Servidores”, articulado por Cristina Coelho Veríssimo, Patrícia Mendes Rodrigues e Ozair Alves de Andrade.

Rogério Viana, vice-presidente do Sindsepe-RS, deu um relato emocionado da atual situação dos(as) funcionários(as) estaduais da Saúde. “Os trabalhadores estão passando fome. Estamos falando de servidores públicos que dedicam a vida ao Estado e recebem menos que um salário mínimo, são valores que não dão conta sequer de uma alimentação adequada ou cobrem os custos do transporte público para que o servidor possa se locomover até o trabalho”, denunciou o diretor.

No mesmo sentido, falou Cristina Veríssimo, representante da Comissão dos Servidores do Nível Fundamental e Médio da Secretária de Saúde. “Estamos tirando do próprio bolso para trabalhar. A situação atual é de escravidão. No Hospital Psiquiátrico São Pedro está se exigindo dos funcionários uma carga horária além das 160 horas mensais, incompatíveis com seus concursos”. Vale ressaltar que essa realidade se estende para outros(as) servidores(as) do quadro geral e extranumerários.

Também presente no encontro, Claudio Augustin, presidente do Conselho Estadual de Saúde e ex-presidente do Sindsepe-RS, ressaltou que há anos os(as) trabalhadores(as) sofrem com os governos liberais que retiram direitos. “Essa é uma situação histórica de descaso. Vamos pautar no Conselho Estadual de Saúde esse tema e convocar a Casa Civil para esclarecer a situação salarial destes trabalhadores”, disse.

Ao final da audiência, Rogério Viana disse que a mobilização por melhores condições salariais dos(as) servidores(as) está só começando. “A partir de agora, iremos intensificar ainda mais a luta por dignidade, junto ao movimento ‘A Voz dos Servidores’, ao qual o Sindsepe-RS agradece a iniciativa e oferece total apoio”.

O deputado estadual Pepe Vargas (PT-RS) destacou que falta vontade política do atual governador para resolver a situação destes trabalhadores. “Foram R$15 bilhões deixados em caixa em 2023. Ou seja, há plenas condições de pagar dignamente os servidores da Saúde”.

Matheus Gomes também frisou a importância dos(as) trabalhadores(as) se mobilizarem para pressionar o governo a rever a atual condição salarial dos servidores.

Texto e fotos: Josias Bervanger